A Boca seca é também conhecida como Xerostomia (xeros = seco, stoma= boca), assialia (a = sem; sialia = saliva), hipossalivação, hipossialia (hipo = diminuição; sialia = saliva). Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.
Em condições normais, uma pessoa produz um litro a um litro e meio de saliva por dia. Secretada pelas glândulas salivares na boca, a saliva contém água, enzimas, minerais, aminoácidos e substâncias que protegem contra a proliferação de vírus e bactérias. Entre outras funções, ela desempenha papel importante na limpeza da cavidade oral, na prevenção da cárie, do mau hálito e de infecções do sistema respiratório.
As causas mais frequentes que levam à xerostomia são fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal como respiração bucal e o ronco, utilização intensa da fala devido à profissão e a desidratação corporal. No entanto, outras causas mais raras podem provocar esta sensação, que deverão ser investigadas e tratadas, se for o caso.
As causas da hipossalivação, consequente a uma real diminuição na produção salivar, decorrem de inúmeros fatores como o estresse prolongado, doenças comoSíndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares e em
consequência de radioterapia de cabeça e pescoço.
A ingestão prolongada de medicações específicas frequentemente também podem ter hipossalivação como consequência, pois estas diminuem a produção de saliva como efeito colateral. Estima-se que existam mais de 400 medicações que podem causar a hipossalivação, sendo as mais comuns os antidepressivos, antialérgicos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos.
A queixa de ?boca seca? é comum e causa desconforto e compromete a qualidade de vida das pessoas, devido à dificuldade de falar, de engolir e até mesmo de sentir o gosto dos alimentos e, em casos mais raros e severos, ardência bucal e gosto amargo constante.
O tratamento da boca seca costuma ter bons resultados nos casos de hipossalivação. Entretanto, para se atingir bons resultados, diferentes métodos de tratamentos devem ser associados.
Quando não se consegue um bom resultado no tratamento da boca seca, medidas preventivas deverão ser adotadas para evitar danos aos dentes, gengiva e mucosa bucal.
Fazem parte destas medidas:
- Ingerir diariamente no mínimo 2 litros de líquidos;
- Mascar chicletes sem açúcar, com objetivo de estimular a produção de saliva;
- Manter uma higiene bucal excelente, com escovas de dente e fio dental;
- Utilizar enxaguatório bucal sem álcool e que contenha flúor;
- Evitar o uso de bebidas alcoólicas, com cafeína (café, chá preto ou verde e refrigerantes a base de cola) e o fumo, pois ressecam ainda mais a boca;