Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES

Cerca de 25% das mulheres e 15% dos homens apresentam varizes nas pernas. As varizes surgem quando ocorre um represamento do sangue nas veias, em geral, por incompetência das válvulas venosas.

As veias são os vasos que levam o sangue para o coração e para pulmões, para que ele possa receber oxigênio e ser levado novamente ao corpo, pelas artérias.

São quatro os mecanismos que facilitam o retorno do sangue para o coração: a pressão das artérias que levam o sangue para as extremidades (vis a tergo), a presença de válvulas nas veias, a bomba plantar e da panturrilha (batata da perna), estas duas últimas são acionadas quando caminhamos.

Varizes: São veias dilatadas, de cor roxo-azulada, que surgem ao longo das pernas. Podem causar dor, desconforto, alteração na coloração da pele e inchaço.

Microvarizes: Diferenciam-se das varizes em calibre e posição, já que ficam na camada mais superficial da pele. Diferente das varizes, elas causam eventuais danos estéticos, embora alguns pacientes se queixem de ?queimação? local.

FATORES DE RISCO

 

Sexo feminino;
Idade;
História familiar e predisposição genética;
Obesidade ou sobrepeso;
Tabagismo;
Gravidez;
Sedentarismo;
Ficar de pé parado por longos períodos;
Ficar sentado por várias horas;
Anticoncepcionais.

 

TRATAMENTO

O uso de meias elásticas compressivas e a elevação das pernas sempre que possível, podem minimizar os sintomas das varizes.

Escleroterapia: é um procedimento usado para varizes de pequeno tamanho ou microvarizes/telangiectasias, onde o médico injeta substâncias que causam esclerose (destruição e cicatrização) das veias selecionadas.

Laser: usado também em pequenas varizes e teleangiectasias, consiste na destruição destes pequenos vasos por aplicação de Laser. Não é tão bom quanto a escleroterapia e não são todos os tipos de pele que podem receber os pulsos de Laser.

Ablação por cateteres: indicado em varizes de maior calibre. Um pequeno tubo (cateter) é inserido dentro da variz, que pode ser destruída por calor (Laser endovenoso) ou por radiofrequência.

Cirurgia: consiste na retirada cirúrgica da(s) veia(s) varicosa(s). Atualmente este tipo de cirurgia é feita com mínimas incisões e a hospitalização não costuma passar de um dia.

Independente da técnica, a destruição ou retirada da veia varicosa não traz nenhum problema para as pernas, uma vez que a veia tratada já não funcionava corretamente. O fluxo de sangue é automaticamente desviado para outras veias colaterais e profundas.

Varizes tratadas não voltam. O que pode ocorrer é o surgimento de novas varizes.

PREVENÇÃO

Exercícios aeróbicos, como bicicleta, caminhada e natação, têm aspecto preventivo e ajudam a melhorar a função das pernas, prevenindo ou amenizando o aparecimento das varizes.

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes