Medicamentos são substâncias que podem ser utilizados na prevenção, no tratamento de algumas doenças ou no alívio de sintomas como dor e febre.
Pela definição da OMS, considera-se que uso racional de medicamentos é garantido quando “os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para si e para a comunidade”.
A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria para tratar sintomas de algum dano ou doença sem orientação médica. Assim, não dê medicamentos indicados por outras pessoas, como amigos, vizinhos e parentes, mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais que você.
Doenças diferentes podem ter sintomas ou sinais parecidos ou até iguais. Por isso, medicamentos indicados por outras pessoas podem prejudicar ainda mais a saúde; nem todo medicamento para adultos pode ser usado por crianças e idosos.
Nem todas as doenças exigem o uso de medicamentos. Alguns problemas são de duração muito curta e podem desaparecer mesmo sem o uso de medicamentos.
Fitoterápicos e homeopáticos também são medicamentos. Os fitoterápicos são obtidos exclusivamente de plantas medicinais. Já os homeopáticos são derivados de plantas, animais, minerais, de substâncias biológicas ou sintéticas.
Somente um profissional de saúde habilitado pode orientar corretamente a respeito do tratamento das doenças.