Algumas combinações no nosso estilo de vida, podem resultar em morte prematura.
De acordo com um estudo australiano, as combinações abaixo, aumentam a probabilidade de morte prematura em até quatro vezes.
Uma equipe da Universidade de Sydney, analisou dados de 230 mil participantes do estudo “45 and Up Study”, que examinou a saúde da população mais velha. Os pesquisadores se concentraram nos fatores de estilo de vida que podem aumentar o risco de doenças e morte, combinados com o excesso de tempo sentado e dormir pouco, ou passar muito tempo dormindo; e avaliaram quais combinações apresentavam maior risco.
As combinações de maior risco demostraram ser:
- a)Dormir muito (mais de nove horas por noite), muito tempo sentado (mais de sete horas por dia) e falta de exercício físico (menos de 150 minutos por semana);
- b)alto consumo de álcool, tabagismo e falta de sono (menos de sete horas por noite).
Essas duas variantes triplas foram associadas a um risco quatro vezes maior de morte prematura. A combinação de inatividade física e muito tempo dormindo, inatividade física e muito tempo sentado e ainda tabagismo e grande consumo de álcool dobra o risco de morte prematura.
A dica para ser lembrada sempre é que, se quisermos cuidar melhor da nossa saúde e reduzir as doenças relacionadas ao estilo de vida, devemos nos concentrar em como esses fatores de risco agem em conjunto e não somente isoladamente.