Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

Incontinência Fecal

É a incapacidade de controlar a eliminação de gases e fezes líquidas ou sólidas. Esse distúrbio compromete a qualidade de vida e se manifesta mais nas mulheres do que os homens.

A causas podem ser congênita ou adquiridas. As causas adquiridas são resultantes de enfermidades localizadas na região anal, traumas provocados por acidentes, cirurgias no períneo, fissuras anais onde tenha ocorrido a secção dos músculos do esfíncter anal ou de cirurgias para tratamento de câncer colo retal.

Derrames (AVC), diabetes e esclerose múltipla, assim como o envelhecimento, também podem causar incontinência fecal. Nas pessoas mais idosas, costuma ocorrer redução no número de células do períneo e fechamento insuficiente do canal anal.

A incontinência fecal predomina nas mulheres, principalmente por causa do trabalho de parto que determina o estiramento e a degeneração parcial de um nervo da região (nervo pudendo). Outra causa importante é a prisão de ventre, também mais comum no sexo feminino.

Acima dos 70 anos, a incontinência fecal se manifesta igualmente nos dois sexos.

O diagnóstico baseia-se no exame coloproctológico, que permite avaliar a flacidez do ânus, e na retossigmoidoscopia para visualizar a parte interna do reto e sigmóide. A manometria ano retal pode também ser útil no diagnóstico

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico consiste em dieta e medicamentos específicos para a diarréia e/ou para o aumento bolo fecal nos casos de prisão de ventre. Antidepressivos e pomadas que melhorem a sensibilidade anal também podem ajudar. Exercícios para fortalecimento dos músculos desta área através da cinesioterapia do assoalho pélvico, eletroestimulação ou pela realização de ?biofeedback? (em que a pessoa reaprende a defecar e controlar as fezes, além de fortalecer os esfíncteres anais).O biofeedback é um auto-treinamento para o paciente descobrir o nível de contração necessário para fechar o ânus.

O procedimento cirúrgico é indicado quando o quadro exige transposição dos músculos e para a implantação de um esfíncter artificial.

Recomendações:

  • – Não se constranja em procurar ajuda se apresentar sintomas de incontinência fecal. Esse distúrbio pode prejudicar sua qualidade de vida se não for tratado adequadamente;
  • – Ingira mais fibra para aumentar o volume das fezes e evitar crises de constipação intestinal;
  • – Use supositórios evacuadores ou pequenas lavagens intestinais para esvaziar o reto antes de sair de casa. Assim, será possível evitar o inconveniente da perda de fezes ou de gases em situações inoportunas;
  • – Aprenda a utilizar a musculatura anal. Em três ou quatro sessões de biofeedback, é possível dominar essa técnica

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes