Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

GRIPE H1N1

A gripe H1N1 é uma gripe do tipo ?A? causada pelo vírus H1N1, que circula entre humanos. Ele se disseminou rapidamente há alguns anos, causando uma pandemia mundial chamada, na época, de gripe suína.

Ela é contraída quando se inala secreções do doente ao falar, espirrar ou tossir e quando há contato com superfícies infectadas, como mesas, maçanetas ou talheres.

Os sintomas são os mesmos da gripe normal, porém mais fortes: febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça e de garganta, coriza e irritação nos olhos e ouvidos. Também pode provocar falta de ar e dor no tórax.

A vacinação é a melhor maneira de prevenção, mesmo não sendo 100% eficaz. Além disso, evite levar a mão aos olhos, ao nariz e à boca, lave sempre as mãos com sabão ou álcool gel e cubra a boca com a junção do braço e antebraço, quando for tossir ou espirrar.

 

O tratamento inclui repouso, beber muito líquido e evitar álcool e cigarro. Medicamentos como o paracetamol (Tylenol) podem ser usados para combater a febre e dores de cabeça e no corpo. Em casos graves ou grupos de risco (idosos, crianças, asmáticos, cardiopatas, diabéticos, indígenas, entre outros), pode ser recomendado a prescrição de antiviral (Oseltamivir -Tamiflu), vendido com receita médica.

A diferença entre o H1N1 e os outros vírus da gripe é que O H1N1 tem mais chances de causar complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, especialmente em pessoas de maior risco, como as citadas acima.

A diferenciação do resfriado da gripe está na intensidade dos sintomas. No resfriado, os sintomas são nariz escorrendo, espirros, um pouco de dor no corpo e às vezes febre baixa e tosse. Já a gripe se inicia de repente e tem como principais marcas febre alta, tosse seca e fortes dores no corpo e de garganta.

 

A vacina para influenza dada na rede pública é a trivalente, contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B. Na rede privada também é oferecida a quadrivalente ?que protege contra mais um tipo da B.

Bebês menores de seis meses e quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores não pode tomar a vacina. Quem já teve a síndrome de Guillain-Barré ou tem reações alérgicas graves a ovo, também devem ter cautela.

A vacina demora de 3 a 4 semanas para iniciar seu efeito e é útil por período de 6 a 8 meses. A vacinação anual é adequada, uma vez que as cepas de vírus mudam.

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes