O ácido úrico está entre as substancias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina ? proteína contida em muitos alimentos.
Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.
Como consequência da taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio, semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, com preferência pelas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou qualquer outra região do corpo.
Sinais e Sintomas
O depósito dos cristais de urato nas articulações, em geral, provoca surtos dolorosos de artrite aguda, que chamamos de GOTA. Nem todas as pessoas com hiperuricemia desenvolverão gota, que acomete mais os homens adultos.
Nos rins a hiperuricemia pode levar a litíase (cálculo) renal e mesmo insuficiência renal aguda ou crônica por nefropatia úrica.
Tratamento e Prevenção
Pessoas com este distúrbio metabólico devem evitar o estresse físico, uso de diuréticos e anti-inflamatórios, assim como a ingestão excessiva de alimentos e bebidas ricos em purina (carne vermelha, frutos do mar, peixes – como sardinha e salmão – e miúdos).
Leite e derivados parecem melhorar a eliminação do ácido úrico, devem ser incluídos na dieta que, acima de tudo, precisa ser saudável e favorecer o controle da obesidade e hipertensão.
Caso essas medidas não sejam suficientes, há a possibilidade de tratamento medicamentoso para a redução dos níveis séricos e urinários de ácido úrico.
Recomendações
- Beba bastante agua para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;
- Prefira os alimentos não industrializados; adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leites e derivados;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em purina.
- Não se automedique. Consulte um médico para orientar o tratamento e peça ajuda ao nutricionista para eleger uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico e a manter o peso em níveis adequados.