Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

FILTRO SOLAR – USO OBRIGATÓRIO NA PRAIA OU NA PISCINA

Durante as férias, as praias, rios e piscinas são o destino de uma grande parte da população brasileira. É um período para relaxar, aproveitar a água e o calor do sol.

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado com a pele. O filtro solar ou fotoprotetor deve ser item obrigatório de uso. O fator de proteção solar (FPS) deve ser no mínimo de 30 e aplicado uma ou duas horas antes da exposição ao sol. Além disso, ele deve ser reaplicado no corpo de duas em duas horas ou sempre que a pessoa sair da água.

Para uma melhor eficácia fotoprotetora, o protetor solar deve apresentar em sua composição filtros ultravioleta com espectro de absorção na faixa da radiação UVA e UVB e ser fotoestável. Além disso, para o efeito protetor ideal, o produto deve ser capaz de formar um filme homogêneo, capaz de distribuir seus ingredientes de forma regular em toda a superfície cutânea. A quantidade do fotoprotetor aplicado à pele também interfere diretamente em sua eficácia.

 

A exposição cumulativa ao sol é a principal causa de queimaduras e câncer de pele. A doença costuma se apresentar de três formas: melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Os dois últimos tipos são mais frequentes na população de pele clara, porém com baixa mortalidade. Por isso, quem possui menos melanina, que é uma camada protetora que dá a cor da pele, deve ter cuidado redobrado.

O período ideal para tomar sol é aquele até às 10 horas da manhã e após às 16 horas.

A falta de cuidados com a pele também pode causar outros problemas, como o envelhecimento precoce e todas as complicações decorrentes desse processo. Deve ser feito o possível para evitar o contato direto do sol com a pele. Além do uso de protetor, também é indicado o uso de roupas adequadas.

A utilização de chapéus e bonés também auxiliam na proteção da pele do rosto. Óculos escuros ajudam a proteger os olhos dos raios solares refletidos da água e da areia da praia.

É de extrema importância procurar ajuda médica especializada do dermatologista, sempre que algum ferimento aparecer e não cicatrizar em um prazo de 15 dias, bem como quando pintas pretas mudarem de características, ou houver qualquer lesão suspeita, principalmente quando se tem antecedentes familiares de câncer de pele.

O diagnóstico precoce pode facilitar o tratamento da doença. Assim, a melhor forma de cuidar da pele, ainda é prevenir.

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes