Suas costas são formadas basicamente de ossos como as costelas, a coluna vertebral e músculos. As vértebras são empilhadas como blocos. A medula espinhal passa pelo meio das vértebras e entre os nervos vertebrais, que se estendem da medula espinhal à esquerda e à direita. Os discos intervertebrais formam uma espécie de amortecedores de impacto entre cada vértebra. Várias camadas de músculos, ligamentos e tendões suportam as vértebras, configurando a postura e dando flexibilidade ao corpo. A dor nas costas pode ser provocada por problemas com os músculos, os ossos ou os nervos que emergem da medula espinhal.
CAUSAS DE DOR LOMBAR E SINTOMAS
A causa mais comum de dor lombar é provocada por uma tensão da musculatura paravertebral. Esse tipo de dor nas costas pode variar. Pode ser constante ou pontual e pode piorar ao sentar, levantar, andar ou fazer outro movimento. Deitar, frequentemente ajuda. A dor muscular não se estende pelas pernas em direção ao pé.
Outro tipo de dor lombar ocorre quando o disco intervertebral se move, pressionando o nervo que emerge entre as vértebras. Os sinais de um nervo comprimido podem incluir dor que se irradia pela perna, dormência ou formigamento. Mais raramente, pode provocar problemas com o controle do intestino ou da bexiga.
DIAGNÓSTICO
A maioria das dores nas costas não são complicadas e são autolimitadas. Se sua dor não melhorar em poucos dias ou semanas, se apresentar febre ou perda de peso ou se tiver sinais de envolvimento de nervo, um médico deve ser consultado.
Via de regra não se recomenda exames de diagnóstico por imagens (raios-X, ressonância magnética, ou tomografia computadorizada) para dor lombar não complicada.
O diagnóstico por imagem é usado se houver um trauma, evidência de envolvimento de nervo ou se os sintomas forem muito prolongados.
TRATAMENTO
Muitos tratamentos estão disponíveis para a dor lombar. Exercícios frequentes, calor local e fisioterapia podem ajudar. Algumas pessoas são beneficiadas por quiropraxia ou acupuntura. As vezes, medicações são necessárias, como analgésicos ou antiinflamatórios.
PREVENÇÃO
Exercícios físicos adequados e boa postura podem manter a boa saúde das costas. As costas e os músculos abdominais funcionam para manter a postura e precisam ser exercitados. A técnica consiste em dobrar os joelhos para usar suas pernas e nádegas, bem como as costas, para levantar e virar seu corpo inteiro ao invés de virar apenas suas costas.