A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.
Ocorre com maior frequência no verão, mas casos ocorrem durante todo o ano.
Em geral, se inicia em um dos olhos, mas evolui para os dois olhos, pode durar de 7 a 15 dias, é contagiosaquando causada por vírus ou bactérias e, geralmente, não deixa sequelas.
A conjuntivite pode ser alérgica, causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poeira, pólen, perfume, maquiagem),tóxica causada por fatores externos como substâncias químicas, cloro, fumaça de cigarro ou poluição,viraloubacteriana.
No caso da conjuntivite bacteriana ou viral, o contágio se dá pelas mãos, uso de toalhas, cosméticos para os olhos, objetos de uso comum (sabonete, telefone, controle remoto, toalha).
Os sintomas variam com a etiologia(causa) e geralmente são:
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- Fotofobia (hipersensibilidade à luz);
- Pálpebras inchadas;
- Sensação de areia ou cisco nos olhos;
- Secreçãobrancaouamarelada;
- Coceira.
Recomendações para evitar o contágio nas conjuntivites bacterianas e virais:
- Evite aglomerações ou contato com pessoas infectadas;
- Lave as mãos com maior frequência ou utilize álcool gel;
- Evite coçar os olhos;
- Troque as toalhas do banheiro com maior frequência ou use toalhas de papel paraenxugar o rosto e as mãos;
- Não compartilhe o uso de cosméticos ou qualquer outro produto de beleza.
Tratamento:
Lave os olhos e faça compressas com água gelada filtrada, fervida ou com soro fisiológico, utilize lenços de papel, individualize o uso de toalhas e roupa de cama e afaste-se temporariamente do contato social.
Não use colírio sem orientação médica. Alguns colírios são contraindicados e podem causar complicações com agravamento do quadro.