Para muitas pessoas, a vida de um executivo é cheia de glamour. Altos salários, reuniões importantes, almoços e jantares de negócios, viagens internacionais e muitas decisões a serem tomadas.
No entanto, todas essas atividades que colocam os empresários em uma rotina diferente da maioria da população, podem ser traduzidas de outra forma: sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, vida desregrada, estresse e ansiedade. Essa combinação explosiva, aliada a períodos de turbulência no mercado em que estão inseridos seus negócios, pode levar muitos executivos aos consultórios médicos, na melhor das hipóteses.
Para evitar surpresas desagradáveis, a prevenção ainda é o melhor remédio. Por isso, um checkup desenhado especificamente para os executivos, está ganhando cada vez mais adeptos em hospitais, clinicas e laboratórios.
Muitas vezes, a iniciativa de zelar pelo bem-estar do corpo diretivo é da empresa, que periodicamente agenda os exames. Mas, se esse não é o seu caso, conheça o serviço de checkup médico do Vitória Apart Hospital, que ajudará você a manter sua interessante vida de executivo por mais tempo.
Em diversas empresas existe a cultura do excesso de horas de trabalho e sair do escritório mais cedo é sinal de improdutividade. Os resultados disso podem ser catastróficos. Segundo uma pesquisa feita por uma operadora de saúde voltada para a alta renda, 96,04% dos executivos não conseguem manter a alimentação equilibrada, 43,18% são sedentários, 31,94% apresentam níveis elevados de estresse e 13,15% são fumantes. Muitas vezes, todas essas características estão presentes em uma pessoa só. Além disso, o levantamento apurou que 10,39% dos executivos possuem um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares do que outros profissionais.
Por isso, essa operadora de saúde citada, estimula ao máximo a prevenção e envia anualmente para seus clientes um “voucher” check-up. São feitos exames de praxe, como sangue, urina, imagem, cardiovascular, urológico, ginecológico e, dependendo da disposição dos executivos, há consultas com fisiatra, dentista, dermatologista e nutricionista, já que 25% dos executivos da pesquisa sofrem de excesso de peso.
?Os executivos não têm muito tempo disponível e por isso acabam recebendo tratamento diferenciado”, afirma uma gerente de produtos de gestão de saúde de São Paulo.
Mas será mesmo que esse tipo de acompanhamento é necessário anualmente? A resposta dos especialistas é taxativa: o check-up é imprescindível e deve ser feito periodicamente. No entanto, não se pode determinar a frequência, já que tudo depende do tipo de doença, do histórico familiar e da idade do profissional.
Apesar do custo, especialistas acreditam que uma avaliação global deveria tornar-se um hábito comum na rotina dos brasileiros. Os planos de saúde já perceberam a predisposição dos clientes em buscar a prevenção e já consideram a ideia de cobrir checkups. É mais barato pagar checkups do que diárias em UTI e tratamentos caros.
Afinal, ao executivo cabe a escolha. E não é preciso ser especialista para perceber que a melhor delas é viver!