Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

Cessar o tabagismo diminui o risco de doença coronariana, mesmo se ocorrer aumento de peso?

Acredita-se que a cessação do tabagismo reduz os riscos de doenças cardiovasculares1 (DCV), mas o ganho de peso que segue após a parada, pode enfraquecer os benefícios cardiovasculares alcançados.

Com o objetivo de testar a hipótese de que o ganho de peso advindo da cessação do tabagismo não atenua os benefícios cardiovasculares, entre adultos com e sem diabetes, foi realizado um projeto publicado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA).

O estudo prospectivo de coorte3, de base comunitária, com dados do Framingham Offspring Study, coletados de 1984 a 2011, avaliou, a cada quatro anos, o auto relato a respeito do tabagismo. Foi feita uma avaliação e classificação dos indivíduos em:

  • Fumantes.
  • Aqueles que deixaram de fumar recentemente (menos de quatro anos).
  • Aqueles que deixaram de fumar há mais de quatro anos.
  • Não fumantes.

Análises estatísticas foram realizadas para estimar a associação entre deixar de fumar e os eventos cardiovasculares em seis anos e para testar se a mudança de peso em quatro anos, seguindo a cessação do fumo, modifica a associação entre parar de fumar e os eventos cardiovasculares.

Os eventos cardiovasculares incluídos foram doença coronarianaeventos cerebrovasculares, doença arterial periférica e insuficiência cardíaca congestiva.

Após um seguimento médio de 25 anos, 631 eventos cardiovasculares ocorreram entre 3.251 participantes. O ganho de peso médio em quatro anos foi maior para aqueles que tinham deixado de fumar recentemente (menos de quatro anos) sem diabetes (2,7 kg) e diabéticos (3,6 kg) do que para aqueles que deixaram de fumar ha mais de quatro anos (0,9 kg e 0,0 kg para não diabéticos e diabéticos, respectivamente, P <0,001).

Entre os participantes sem diabetes2, após ajustes para idade e sexo, a taxa de incidência6 de doença cardiovascular foi de:

  • 5,9 por 100 pessoas examinadas em fumantes.
  • 3,2 por 100 pessoas examinadas em ex-fumantes recentes.
  • 3,1 por 100 pessoas examinadas para ex-fumantes de longo prazo
  • 2,4 por 100 pessoas examinadas em não-fumantes.

Concluiu-se que, nesta coorte de base comunitária, parar de fumar está associado a um menor risco de eventos cardiovasculares entre os participantes sem diabetes2, e que o ganho de peso que ocorreu após a cessação do tabagismo não alterou esta associação. Estes resultados apoiam o benefício cardiovascular obtido com a cessação do tabagismo, apesar do possível ganho de peso subsequente.

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes