A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações componentes do sistema musculo esquelético, caracterizada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades e incapacidade funcional.
As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam o peso corporal, como a coluna vertebral, os quadris, os joelhos e os tornozelos.
A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais comum e muitos fatores estão relacionados ao seu aparecimento e desenvolvimento, dentre eles o envelhecimento, o excesso de peso ou de trabalho da articulação acometida, exercícios físicos com impacto repetitivo sobre a articulação.
A cartilagem que reveste os ossos nas articulações tem uma determinada espessura e conforme ocorre o desgaste pelo uso, pode chegar ao osso. Quando isso ocorre, a dor é mais intensa e incapacitante.
O tratamento da artrose do joelho tem como objetivos: – Aliviar os sintomas (dor, edema e a dificuldade para mobilização).
– Impedir a piora da artrose.
– Corrigir as deformidades, quando estas já tiverem se instalado.
Para aliviar a dor, podem ser administrados medicamentos como corticosteróides e anti-inflamatórios não hormonais, fisioterapia e hidroterapia ou acupuntura, que promovem melhora da dor tanto pelo uso de técnicas anti-inflamatórias quando pelo fortalecimento e alongamento musculares, protegendo assim as articulações e estimulando sua movimentação, evitando a rigidez articular.
Atualmente, existem medicamentos que além de aliviarem os sintomas, contribuem para impedir a piora do desgaste, como a administração isolada ou associada da condroitina e glucosamina. Estes medicamentos devem ser usados a longo prazo, sempre mediante prescrição médica.
O líquido sinovial do joelho, que é produzido e renovado continuamente por uma membrana que reveste o joelho (membrana sinovial), é responsável pela lubrificação e proteção da cartilagem articular, sendo bem viscoso e elástico. Este líquido perde sua propriedade viscosa nos joelhos com artrose, tornando-se fino, deixando assim de proteger a articulação e facilitando seu desgaste.
Nos casos de artrose leve a moderada, é possível a reposição das propriedades do líquido sinovial por meio da injeção intra articular de um líquido desenvolvido em laboratório, que traz novamente a viscosidade normal, protegendo a cartilagem e melhorando a dor e a mobilidade articular. Esta terapia é chamada viscosuplementação, e tem as vantagens de poder ser aplicada pelo médico no próprio consultório, com desconforto mínimo. O efeito dura em média 6 meses, dependendo do grau da artrose.
Nos pacientes com dores incapacitantes, que não podem ser controladas com medidas mais simples citadas, incluindo diminuição das atividades e do peso corporal; ou seja, quando a artrose do joelho já se encontra em grau avançado com desgaste total da cartilagem, pode haver necessidade de tratamento cirúrgico, em geral com a utilização de uma prótese.