As plaquetas, também chamadas de trombócitos, normalmente são produzidas na medula óssea por umas células chamadas megacariócitos.
As plaquetas tem a função principal de participar do processo de coagulação do sangue. Estudos recentes tem identificado que as plaquetas contêm um grande número de fatores de crescimento e citocinas, que teriam um papel fundamental na regeneração óssea e maturação dos tecidos moles.
Diagnóstico
A alteração no numero de plaquetas é facilmente identificada através do hemograma completo, onde são verificadas características das células vermelhas, brancas e plaquetas no sangue periférico.
Plaquetas aumentadas
A trombocitose, ou seja, o aumento do número de plaquetas presentes no sangue, pode indicar a presença de alguma doença ou situações como:
- Leucemias, linfomas, policitemia vera, esplenectomias, artrite reumatoide, anemia ferropriva e etc…
Plaquetas baixas
As situações em que o número de plaquetas encontradas na circulação sanguínea é baixo (trombocitopenia) podem ser causadas por:
- Púrpura, uso de medicamentos, dengue, anemia perniciosa, infecção ativa, leucemias, hiperesplenismo, hemorragias, lúpus eritematoso sistêmico, etc…