A chegada do Carnaval é esperada com grande entusiasmo durante o ano inteiro por várias pessoas que gostam da folia. Mas, mesmo nesses dias de folga e de
folia, é preciso ter atenção com a saúde.
Nesta época do ano, cresce o registro de algumas doenças que poderiam ser evitadas com alguns cuidados. Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas nessa mistura de samba, suor, cerveja e muito beijo na boca…
- Viroses respiratórias (gripe);
- Gengivite;
- Conjuntivites;
- Herpes;
- Hepatites;
- Aids;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- HPV;
- Candidíase;
- Mononucleose infecciosa (doença do beijo).
A ocorrência dessas doenças é resultado da combinação de aglomerações, ausência de descanso, alimentação inadequada, altas temperaturas, falta de cuidado com a higiene das mãos, compartilhamento de utensílios e abuso de bebida alcoólica; que provoca diminuição da imunidade do organismo, tornando-o susceptível à doenças. Além disto, a brincadeira dos muitos beijos. A maioria dessas doenças é transmitida pelo contato entre as pessoas.
Daí, a importância de alguns cuidados:
- Use preservativo nas relações sexuais;
- Mantenha sempre a higiene do corpo e da boca;
- Não compartilhe utensílios e/ou seringas;
- Evite alimentos de procedência duvidosa;
- Descanse um pouco;
- Beba muito líquido não alcoólico;
- Tente observar previamente o parceiro que deseja se relacionar ( lesões externas na boca como bolhas, feridas, sapinho). Beijar na boca, apesar de movimentar cerca de 29 músculos e queimar algumas calorias; quando feito com várias pessoas, aumenta muito o risco.
| A melhor prevenção é evitar os excessos. Aproveite bem o carnaval sem arrependimentos e somente boas recordações… |