Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS/SIDA)

A AIDS/SIDA é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas, infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana – HIV que leva a queda das defesas do organismo e consequente surgimento de infecções oportunistas graves, tumores malignos e outras manifestações do próprio vírus.

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) tem sua transmissão nas relações sexuais sem proteção, no uso ou compartilhamento de seringas, agulhas e material cortante contaminados, durante a gestação e/ou amamentação, na transfusão de sangue ou transplante de órgãos que estejam contaminados.

Após a contaminação pelo vírus, o indivíduo pode demorar semanas ou meses para começar a apresentar os primeiros sintomas, que são semelhantes a um quadro infeccioso agudo comum com febre, calafrios, dores musculares, surgimento de ínguas e dores de garganta que regridem espontaneamente. Anos mais tarde, a doença passa a manifestar-se com sintomas de queda na resistência imunitária como emagrecimento, infecções recorrentes, febre persistente e diarreia crônica, que estão entre os sintomas mais comuns desta fase.

O diagnóstico consiste na detecção da presença do vírus e de seus anticorpos no sangue, cerca de 6 a 12 semanas após o contágio. Quanto mais cedo se descobre a presença do vírus mais rápido se dará o início do tratamento e consequentemente, melhor o controle da doença.

Até o momento nenhuma droga foi capaz de promover sua cura, mas com os avanços obtidos no conhecimento da infecção pelo HIV, diversos medicamentos tem sido utilizados no tratamento com excelente controle da doença, reduzindo significativamente as infecções oportunistas e levando a melhoria na qualidade de vida do doente. O melhor tratamento, entretanto, ainda é a prevenção.

As formas mais importantes de prevenção são a educação e a informação visando a prática do sexo seguro, diminuindo o número de parceiros e incentivando o uso de preservativos. Não compartilhamento de seringas ou agulhas, bem como objetos cortantes como alicates de unha e lâminas de barbear. As mulheres portadoras do HIV que desejarem engravidar, precisam de acompanhamento e tratamentos específicos a fim de reduzir o risco de contaminação do concepto durante a gestação e o parto.

Conheça mais sobre a AIDS acessando : www.aids.gov.br

1 de dezembro- Dia Mundial de luta contra a AIDS

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes