Artigos

Acompanhe nossos artigos, tenha acesso à informações sobre qualidade de vida e atenção à saúde, e viva melhor!

Disfunção erétil

A disfunção sexual masculina ou impotência, afeta milhões de homens, de diversas idades, em todo mundo. O grau de disfunção, as circunstâncias, os conflitos e o ambiente psicosocial são aspectos que devem ser levados em consideração na hora de se fazer o diagnóstico e escolher o melhor tratamento

.

É considerada como a incapacidade de ter ou manter uma ereção satisfatória para o ato sexual, ou quando ocorre a perda da ereção durante o coito, com frequência em período de ocorrência superior a três meses. Quando é ocasional, não se caracteriza como disfunção erétil, sendo, na maioria dos casos, provocada por um alto nível de ansiedade.

O fato de o homem apresentar tal quadro não significa que ele seja infértil ou incapaz de ejacular. É importante observar que a disfunção erétil pode ocorrer mesmo quando o desejo e o orgasmo permaneçam presentes. O fato da ereção ser algo tão visível e sem meios termos, gera uma grande ansiedade. A ereção é um dos fatores mais importante da sexualidade masculina, uma vez que muitos homens baseiam-se nela e na capacidade de manter o pênis ereto a reafirmação da masculinidade.

Assim, é muito comum homens que não conseguiram manter a ereção, relembrarem da situação na tentativa seguinte e ficarem esperando por um novo fracasso criando um círculo vicioso. Toda cobrança, tanto interna quanto externa, pode gerar uma ansiedade quase maníaca, ao homem que busca sempre um desempenho invejável.

A evolução em matéria de descobertas sexuais, não permite falar em sucesso terapêutico, sem levar em conta a química da atração e o desejo entre os casais. Ou seja, mesmo que os laboratórios desenvolvam substancias químicas que auxiliem a ereção natural, existem aspectos impossíveis de serem inventados.

AS CAUSAS

Acreditava-se, erroneamente, que a disfunção erétil fosse inevitável considerando o processo de envelhecimento do homem e tivesse apenas origem psicológica. Hoje é sabido que a idade pode ser um fator relacionado, porém nunca desencadeante.

Sem que haja estímulo, o pênis se mantem relaxado e só começa a intumescer quando é estimulado por algum gatilho erótico como visão, cheiro, memória ou toque. Esse processo é desencadeado por mecanismos nervosos e vasculares controlados pela testosterona. O cérebro reage levando à abertura de válvulas e dos vasos sanguíneos do pênis, possibilitando que mais sangue flua para dentro do órgão (corpo cavernoso) e assim, o pênis torne-se rígido. Enquanto isso, veias internas são submetidas a compressão restringindo a saída desse sangue. Qualquer fator que altere este complexo mecanismo, pode levar a deficiência na qualidade da ereção.
Aspectos Físicos – As causas físicas podem estar relacionadas ao uso de alguns medicamentos para tratamento da hipertensão arterial, além das próprias características da doença, como conseqüência de diabetes e algumas doenças degenerativas como a Doença de Peyronie. A questão hormonal também é muito importante, assim como o uso de drogas como a maconha, heroína, cocaína e antidepressivos, além do uso abusivo de álcool.
Aspectos Psicogênicos – O aspecto emocional do homem, sua historia de vida e traumas, além da situação vivida no momento, o estresse e a ansiedade também interferem neste processo.

O TRATAMENTO

O tratamento se inicia com uma consulta ao médico especialista, que vai pesquisar alterações orgânicas que possam interferir nas condições dos vasos sanguíneos penianos, através da avaliação física, estudo do fluxo sanguíneo e dosagem hormonal.

Ao mesmo tempo em que o paciente avalia uma eventual causa física, a avaliação por um psicólogo especializado é necessária para que também sejam pesquisados eventuais aspectos emocionais envolvidos na disfunção erétil. Neste atendimento, pode ser necessário envolver o casal.

O uso de medicamentos deve, obrigatoriamente, ser orientado por um médico, considerando possíveis efeitos colaterais e suas contra indicações. O tratamento da disfunção erétil depende basicamente da causa do seu desencadeamento. É importante ter especial cuidado para as soluções mágicas que o mercado apresenta, onde as pessoas, no auge da aflição, se sujeitam a coisas absurdas.

O objetivo da terapia psicológica associada é combater a ansiedade existente, desmistificando o valor cultural que é dado a ereção. A maioria dos homens deseja que seus problemas tenham tratamento, preferencialmente através de comprimidos, sem que se comprometam a mudar o estilo de vida ou cultivar o relacionamento. A sexualidade vai além do pênis ereto. O homem ? o casal ? precisa estar disposto e disponível para o encontro sexual. Afinal, sexualidade é carinho, é toque, é viver a espontaneidade. Não é obrigação, nem cobrança.

Leve saúde estratégica para a sua empresa.

Nossa equipe está pronta para construir um programa de checkup totalmente alinhado às necessidades da sua empresa e do seu time.

Fale com um especialista do Executive Checkup.

Privacidade e ética em primeiro lugar.

Todos os dados, exames e relatórios são tratados com absoluto sigilo, seguindo rigorosamente a LGPD e os protocolos de ética médica.

Ligue para nós

(27) 3348-5638
(27) 3441-7003

Visite nosso Instagram

@executivecheckupes

Acesse nosso Facebook

executivecheckupes