O termo inglês ?checkup? significa ?verificação? ou ?avaliação?. Logo, um checku, no contexto da saúde, significa realizar uma avaliação médica.
O checkup médico, geralmente é fundamentado em um protocolo baseado na idade e sexo da pessoa. Algumas patologias são mais predominantes em determinado sexo e/ou idade; e também são consideradas as óbvias diferenças orgânicas existentes entre os sexos.
Assim, via de regra, os protocolos dividem o checkup em masculino e feminino, e entre idades inferiores e superiores a 39/40 anos. Algumas outras avaliações só se justificam à partir de 50 anos de idade, ou quando houver uma história patológica previamente conhecida.
Estes protocolos também podem incluir avaliações específicas relacionadas à função exercida pela pessoa ou a determinada atividade que a mesma desenvolva e tenha interesse em praticar.
Enfim, os objetivos do checkup médico são de avaliar a saúde da pessoa, através de exame médico geral (clinico) e especializado (cardiológico, físico, oftalmológico, urológico e ginecológico), de testes (audiometria, ergometria), da investigação de materiais orgânicos(sangue, urina e fezes), além de imagens de diversos órgãos componentes do corpo humano (fígado, rins, útero, mama, pulmão e próstata) e orientar e motivar mudança de hábitos e estilo de vida.
Por que devo fazer esta avaliação, se não sinto nada?
Muitas patologias ou alterações orgânicas cursam com uma fase silenciosa, ou seja, onde não existem sinais e/ou sintomas de uma doença em evolução.
Prevenir é sempre melhor e mais barato que remediar…
A evolução da demografia brasileira, consequente ao aumento da expectativa de vida, exige que cuidemos melhor do nosso corpo e mente, para que possamos aproveitar, com saúde, esta longevidade. Assim, conhecer o estado em que se encontra o nosso organismo e adotar medidas que evitem comprometê-lo é fundamental, assim como, acompanhá-lo periodicamente é imprescindível.
Quais doenças ou alterações podem ser detectadas em um checkup?
Algumas patologias crônico degenerativas ou determinadas alterações orgânicas evoluem silenciosamente, sem que sejam percebidas. Os exemplos mais clássicos são a hipertensão arterial, o diabetes e a síndrome metabólica. Assim, o conhecimento prévio de alguma patologia pode evitar ou retardar o comprometimento de órgãos vitais.
Acesse nossa página na internet ( www.executivecheckup.com.br ), conheça as opções de checkup. Breve disponibilizaremos um perfil do executivo capixaba, obtido à partir de mais de 600 avaliações realizadas em nosso serviço, até o momento.