Ajude as crianças a seguir o caminho para um coração saudável
Dia 29 de setembro é comemorado o dia mundial do coração.
Este ano, o tema envolve as crianças, com um apelo aos pais para que as oriente a seguir o caminho para um coração saudável e dêem exemplos de uma vida mais saudável.
A Campanha enfatiza o fato de que dois terços dos casos de morte prematura de adultos estão associados a comportamentos que começaram na juventude, como o uso de tabaco, ausência de hábito de praticar atividades físicas, além da má alimentação.
Embora muitas dessas doenças tenham estágio mais avançado na vida adulta, o início de seu desenvolvimento pode ocorrer na infância e adolescência. Todavia, os maus hábitos, seguramente, começam na infância.
As crianças, em grande parte, dependem dos adultos para orientação sobre
comportamentos saudáveis por isso precisamos garantir que elas adotem
bons hábitos de vida.
Certifique-se de que as refeições contenham porções de alimentos frescos, entre frutas, legumes e hortaliças. Lembre-se que os alimentos processados e industrializados podem conter alto teor de sal. Escolha alimentos variados e coloridos e envolva as crianças no preparo da refeição. Prepare o lanche da escola para seu filho; é mais barato e mais saudável.
As doenças cardiovasculares, que abrangem as doenças cardíacas propriamente ditas e o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame cerebral, afetam pessoas de todas as idades e grupos populacionais, incluindo mulheres e crianças. Atualmente causam 17,3 milhões de mortes a cada ano, onde 80% destas ocorrem em pessoas de baixa e média renda, tornando-se a causa número um de mortes no mundo.
O Brasil foi um dos 194 países que se comprometeu a reduzir as mortes prematuras por doença cardiovascular em 25% até 2025. Entretanto, a sociedade precisa se envolver, através de mudanças para a própria saúde e de seus familiares, incentivando uma alimentação saudável e prática de atividade física, além de evitar o uso de tabaco e álcool, tendo em vista que crianças saudáveis levarão à adultos saudáveis.