A infecção urinária baixa, também conhecida como cistite, é uma afecção comum nas mulheres devido ao tamanho da uretra no sexo feminino. Esta, por ser mais curta e estar próxima ao introito vaginal e anus, ambientes geralmente contaminados, é facilmente contaminada por germes patogênicos oportunistas, presentes nesses ambientes.
O agente mais comumente causador das cistites é a Escherichia coli, embora outros agentes possam estar presentes.
Algumas mulheres, experimentam infecções urinárias baixas de repetição, ou seja, com alta frequência. As infecções não tratadas ou mal tratadas podem evoluir para infecções nos rins (pielonefrites), o que torna os casos mais graves.
O tratamento geralmente necessita de uso de antibióticos e deve ser precedidos de um exame de urina simples, com a colheita preferencial de jato intermediário da primeira urina da manhã ? mais concentrada, associado a uma urocultura e teste de sensibilidade à antibióticos.
Abaixo, apresentamos algumas orientações factíveis, que reduzem consideravelmente a possibilidade de recorrência destas infecções:
- Beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia;
- Não prender a urina. Ao ter vontade de urinar, buscar imediatamente um local adequado;
- Não usar calcinha apertada;
- Se apresentar corrimento vaginal, buscar logo tratamento;
- Não utilizar ducha higiênica após urinar. Usar somente papel higiênico para enxugar;
- Procurar urinar após relação sexual;
- Realizar higiene anal, após evacuação, sempre no sentido de frente para trás;
- Cuidado com trauma durante ato sexual. A uretra é muito próxima da vagina e o trauma uretral favorece o oportunismo da infecção.